quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Notas Biograficas

PLÁCIDA TERESA DE OLIVEIRA MARTINS
Nasceu em Santo Ângelo (RS), vivendo entre esta “grande terra missioneira” e Santa Rosa (RS), até os treze anos onde fez o Curso Primário e parte do Ginasial. Vindo para POA, cursou a Escola Normal Nossa Senhora da Glória formando-se Professora. No exercício do Magistério dedicou-se à alfabetização. Por trinta e seis anos morou em Gravataí (RS). Tem três filhos. Atualmente reside em Arroio do Sal. Desde cedo escreveu poesias e é reconhecida pelos amigos como “ eterna romântica”. É dela a frase: “ Ser poeta é fazer de uma lágrima um poema".

ISABEL GENTA
Nasceu e se criou em POA completando seus estudos superiores na área da Educação onde trabalhou por trinta e um anos como Especialista de Educação e Professora nas salas de aula do Ensino Superior e Médio no RS e no Estado de Goiás. Além das atividades técnicas de Planejamento, Coordenação e Direção de Escolas, no Ensino, dedicou-se à formação de Professores lecionando matérias pedagógicas e, sobretudo,Filosofia e Sociologia.

SOFIA PINTO DUARTE
Sofia nasceu em São Francisco de Paula, RS . Filha de Elton Luis Brito Duarte e Sara Cristina Guimarães veio muito pequena para Arroio do Sal onde reside. Atualmente cursa a 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Araci Gomes Valim, com 9 anos de idade.Seu amor pela poesia nasceu bem cedo, Aprendeu as primeiras letras aos 3 anos de idade. Sofia escrevia nos desenhos que fazia, pequenos versos. Incentivada pelos irmãos e pela mãe, foi escrevendo mais e mais. Freqüentando a Biblioteca com sua mãe (à época Coordenadora de Cultura do Município) observava, de longe, os Encontros do Grupo do Poesia, Mate & Prosa. Aos poucos, notou-se seu interesse e sua timidez. Sara, apresentou ao Grupo sua poesia “Sementinha” (publicada em nossa Resenha I). A partir daí foi acolhida e integrou o Grupo sempre com novos poemas surpreendentes.Importante observar aqui que os “adultos” apenas revisam suas poesias e eventualmente fazem a pontuação.Desde a juventude dedicou-se à música e a escrever poesias. Aposentada, reside em Arroio do Sal, no Balneário Lagoa do Camboim.. Participa ativamente do motociclismo , pertencendo ao Moto Clube Tigres do Asfalto com sede em Curumim (RS) .

SALI B. MENGUE BORGES PEREIRA
Nasceu em Torres (RS), fez ali seus estudos até o grau Médio, passando a cursar História – Lic. Plena , em Araranguá (SC) É casada e tem dois lindos filhos. Mudou-se para Arroio do Sal em 2003 onde reside atualmente. Durante as temporadas de verão, trabalha junto à administração do Trieste Hotel. Sali é Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dr. Clóvis Weber Rodrigues desde a sua fundação tendo participado, inclusive, da idealização e sua organização.É apreciadora de Poesia e da Leitura participando ativamente do Grupo como incentivadora, dando todo o apoio e proporcionando a ambientação ideal para o êxito dos Encontros. Colabora sempre acrescentando textos e poemas à nossa “Prosa”.

SOLANGE AYRES FERREIRA
Nasceu em Porto Alegre onde viveu por 40 anos... “ num dos bairros mais lindos da cidade”... , a Tristeza , frente ao rio Guaíba. Filha única , viveu junto a família tendo sempre a seu lado a mãe - hoje com 93 anos - que a acompanhou, há cinco anos, quando veio morar, em definitivo, no Arroio do Sal, no antigo balneário “Daniela”, atualmente Marambaia, na praia da Âncora. É mãe de três filhos homens. Formada em Psicologia , trabalhou quase 20 anos ...”na saudosa CRT...” e a partir de 1991, vem dedicando-se à hotelaria, atuando em várias redes de hotéis, o que lhe possibilitou..”conhecer lugares pitorescos de nosso país”.Atualmente gerencia o Hotel Ancora , exercendo também, a Coordenação da Cultura em Arroio do SalEscreve poesias desde a infância ...” mais ou menos com nove anos, ainda na terceira série Primária...” Entretanto, ...” foi no Poesia,Mate & Prosa que abriu seu “baú” ...e vem desenvolvendo mais seus dons poéticos.

MÁRCIO CÉSAR TEIXEIRA MASSIGNANI
Márcio é natural de Caxias do Sul, tendo nascido no Hospital Pompéia em 10 de Agosto de 1990, filho de Marli Fagundes Teixeira e Vanderlei José Massignani, separados em 1993. Neste mesmo ano nascia sua irmã. Na Escola não ia muito bem em Português. Concluiu o Ensino Médio na Esc. Est. Aristides Germani e o Fundamental na Esc. Mun Paulo Freire. Mas, foi na Esc. Est. de Ens. Méd. Cristóvão de Mendonça (onde iniciou o grau médio) que começou a escrever poesias, ...”por causa de um amor frustrado”..., descobrindo aí, seu talento, aos 15 anos de idade.Um ano mais tarde foi morar em Arroio do Sal- RS, onde conclui, em 2008 o 3º ano do grau médio na Esc. Est. José de Quadros. Em 2007 passou a fazer parte do Grupo do Poesia ,Mate e Prosa fazendo-se presente nos Saraus e Encontros semanais, sempre que o trabalho e o estudos permitem.É notívago por natureza, compondo seus poemas em longas caminhadas pelas madrugadas na praia, com amigos e companheiros de versos.

ANA IEDA BASTIANI
Natural de Uruguaiana, ali cursou e concluiu seus estudos em Letras, Licenciatura Plena. No exercício do Magistério Estadual , tanto no Ensino Médio como no Fundamental, enfatizou sempre a importância da leitura e incentivou a freqüência e a valorização da Biblioteca na formação da cidadania. Defensora do ensino democrático , abriu espaço à participação e à toda a manifestação escrita e oral .No Grupo é uma incentivadora e colaboradora incansável,.Apreciadora da poesia, acompanha e colabora em todas as atividades, trazendo grande riqueza de informações, comentários e leitura expressiva. Em palavras dela... “Como Professora, sinto-me comprometida a participar e aplaudir toda a atividade cultural que brota espontaneamente da sociedade”.

ZÉLIA MARIA DE NARDI
Nasceu em Flores da Cunha. É Advogada e tem Pós Graduação em Ciências Religiosas.Dedicou-se à música, cursando Piano. Integra o coral Santa Teresa da Catedral de Caxias do Sul, onde reside. È “trovadora literária” pertencendo a União Brasileira de Trovadores, secção Caxias do Sul (RS) e à Academia Caxiense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 40. No Arroio do Sal é veranista tradicional há muitos anos. Além das trovas literárias e poesias, se dedica entusiasticamente à arte em papel dos Origamis.Dona Zélia, como a chamamos, nos trouxe a técnica da criação poética a várias mãos que se tornou, entre nós, uma prática regular.

WOLVE WHERTER CROWLEY
É o pseudônimo de LUCAS VARGAS DE MELO, 20 anos, natural de Torres –RS ( quando Arroio do Sal ainda pertencia aquele município) considerando-se, após a emancipação, um arroiosalence. Cursou o Ensino Fundamental nas Escolas Municipais Raimundo Fernandes de Oliveira e João Afonso (já extinta). Logo cursou o Ensino Médio na Esc. Estadual José de Quadros, concluindo-o em 2005. Atualmente, tenta uma bolsa de estudos na Faculdade.
Começou a escrever poesia aos doze anos, identificando-se com ela. Aos quatorze, influenciado pela Cultura Gótica, passou a escrever, seguindo-a.
Atualmente reside no Arroio do Sal, no tradicional bairro de Estância do Meio e faz da leitura, da poesia e do desenho seu hobby e paixão integrando o Grupo do Poesia, Mate & Prosa neste ano de 2008 entusiástica e assiduamente .

MÁRCIA REGINA C. FARIAS
A escritora e poeta Márica regina Castro Farias nasceu em Porto Alegre - RS em 16.10.40. devido a seu espírito inquieto e aventureiro, morou em vários estados do país ora exercendo seu ofício de secretária executiva, ora gerenciando pousadas. Radicou-se em Arroio do Sal em 2000. Viajante inveterada, conhece mais de 40 países e quase todo o Brasil.
Ativista social, foi chefe escoteira por 25 anos, tendo obtido o grau máximo de adestramento escoteiro, a "Insígnia de Gillwell", registrado na Inglaterra. Por 10 anos foi voluntária do CVV - Centro de Valorização da Vida, e por três anos também do Parceiros Voluntários. É membro do Lions Clube de Arroio do Sal desde 2002.
Participou de várias entidades literárias e obteve diversas premiações na categoria Poesia. Atualmente faz parte do Poesia Mate e Prosa e mantém uma coluna no JAS - Jornal do Arroio do Sal.
Lançou seu primeiro livro "O Inverso no Espelho" - Poesia, em 1993. Pelo JAS editou em folhetim "O Excesso de Bagagem" (crônicas) e "A Alma de todas as coisas" (contos). Tem inéditos em poesia "Cortina de água" e "Estilhaços" e em prosa "O Planeta Verde" (infanto-juvenil) e "Contrapontos de Luz" (contos). Esta em vias de lançcar em abril de 2009, o livro histórico "Arroio do Sal: crônica de uma cidade", uma homenagem ao lugar que escolheu para viver.


MANHOSA LOBAVIRTUAL
Escrevinhadora desde sempre... maneira que sempre usei para acalmar o coração...
Um resumo da minha vida...
A muito se foi a infância... boa... simples... muito feliz... (13)
Uma adolescência... com todas as suas característica... sem traumas maiores... (17)
A mocidade... cumpri ‘todas as etapas’ da minha época... amei muito... apaixonada... casei... (19)
Homem maravilhoso... companheiro verdade... juntos sempre... trabalhamos muito...
Amadureci... cresci...
Filhos... (40)
Felicidade completa...
Viuvei... Lá se foi meu ombro amigo... meus braços... alguns sonhos não concretizados...
Muita dor... muita solidão... (60 e uns...)
Hoje... sou uma ‘Envelhecente’... e assim serei até o meu ultimo sorriso...
Como sou...
Sou uma Lobona com personalidade forte... mas... Carente... Grudenta... Manhosa... Ciumentinha... mas... Carinhosa... Amiga... Sincera... Pacienciosa... Confidente... Cúmplice... Tudo o que mais quero é eu me aceitem como sou... nesta minha fase de... Envelhecente... Apostem... Acreditem... não me pressionem... não me abafem... Me ame... Me ame... MuitoMuitomuito e me dêem muito carinho... MuitoMuitomuito...

BIANCA DOS REIS DE OLIVEIRA
Bianca nasceu em 14 de agosto de 1999, em Caxias do Sul.
Reside em Arroio do Sal desde 2002, no Balneário Camboim.
Adora brincar com sua cadelinha Bel e pesquisar no computador.
Em 2008 começou a participar dos Encontros semanais do Grupo e a escrever poesia.

Nenhum comentário: