quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Histórico do Grupo

A bela festa de inauguração da nossa Biblioteca Pública Municipal no dia 25 de abril de 2005, despertou o desejo de utilização daquele espaço tão acolhedor de maneira a estimular seus idealizadores a ampliar o projeto e dinamizar sua utilização. Este espaço de há muito era sonhado pela comunidade, que assim, passaria a dispor de excelentes condições para realizar diversos projetos, tendo um pólo permanente de fomento e irradiação da cultura em suas mais diversas manifestações. Dado o primeiro passo pelo Poder Executivo,caberia à comunidade dar-lhe dinamismo. Assim surgiu a idéia de encontros poéticos nos fins de tarde. Como decorrência da reunião das pessoas, somou-se o hábito do chimarrão companheiro do pôr-de-sol que, de mão em mão, entrelaça as vivências nos “causos”, em boa prosa. Daí ao nome, foi só juntar as palavras à idéia original e surgia o Grupo Poesia, Mate & Prosa! Os que chegassem, iriam dar forma, acrescentar seu jeito, expectativas que, partilhadas passariam a ser de todos.
Apresentamos, de imediato, a idéia ao Coordenador de Cultura que colocou a Biblioteca (sua infraestrutura e acervo) à disposição. Estavam criadas as condições para convidar as pessoas e começar!
A alegria e o entusiasmo que caracterizariam o Grupo estava no 1º Encontro realizado em 20 de maio de 2005 , data em que comemoramos nosso aniversário. À partir daí, as reuniões sempre abertas e informais, passaram a acontecer em todas as quintas-feiras, à partir das 16 até as 18 horas. Duas horas de puro prazer e encantamento traduzidos em versos lidos, declamados com o relato e análises dos participantes. Um Encontro que se traduz por um parêntesis nas tribulações e compromissos diários.
Os participantes têm em comum o gosto pela poesia e alguns desenvolveram ali, dons adormecidos e começaram a escrever ou voltaram a fazê-lo, mas muitos há que apreciam ouvir poemas e na descontração do momento, desenvolvem o gosto da leitura em voz alta.
Aos poucos, idéias foram surgindo e absorvidas como hábitos nos Encontros como a homenagem feita a um poeta nacional, a cada dois meses, em que aqueles que quizerem, fazem pesquisas (vida e obras) e as apresentam. Um Encontro especial é realizado em que somente aquele poeta é abordado.O resultado destas pesquisas e os poemas trazidos,são arquivados e colocados à disposição da comunidade, na Biblioteca. A criação dos Boletins, idéia de Justiniano Antônio da Silva Sobrinho, como uma forma de divulgação e registro de nossas atividades e incentivo ao gosto pela poesia.
Zélia Maria De Nardi nos ensinou a escrever poemas à várias mãos, uma prática que envolve todos os presentes.
O Grupo, aos poucos, foi se integrando com outros grupos do litoral, criou seu E-mail
(poesiamateprosa@gmail.com) e passou a participar de vários eventos culturais, dentro e fora do município. Plácida Teresa Martins e Isabel Genta integram três Antologias lançadas na 53ª Feira do Livro, Editora Alcance, no Congresso em Bento Gonçalves e na Bienal do Rio de Janeiro 2007.
O Poesia, Mate & Prosa é assim, simples, aberto, informal e já completou três anos!
Queremos poetar com você neste blog. Seja Bem-Vindo!

Nenhum comentário: